quarta-feira, 17 de outubro de 2007

De outro anônimo, mas agora com respaldo...

Ah o ego... Quando é ferido provoca reações “um tanto” ridículas...O “Sr. Experiência” deveria saber lidar melhor com as críticas, um verdadeiro jornalista deve primordialmente ser comprometido com a verdade e incansável na busca por informações precisas. Jornalistas são mediadores de notícias, sua matéria- prima é a informação e se o leitor não pode confiar nos jornais locais que se dizem “o melhor do norte” e carregam pra si a responsabilidade de ter “mais para ler”, onde encontrar dados e notícias confiáveis? Que cometer pequenos erros ou deslizes é natural e humanamente aceitável todo mundo sabe, no entanto seria muito bom se os jornalistas não apenas da imprensa esportiva, mas da imprensa paraense de todas as editorias buscassem a tal “perfeição”, que de fato pode até não existir, mas a busca por ela diminuiria significativamente os erros gritantes de nossos jornais. Por respeito ao leitor! Quanto ao texto, procurei de todas as formas encontrar um tom de deboche, ou desrespeito aos “experientes profissionais”, mas o que encontrei foi veracidade e não voracidade, portanto deixo aqui meus PARABÉNS ao foca, que não se calou e soube utilizar seu espaço e levantar esta questão. Que venham mais focas linguarudos para salvar o futuro do jornalismo paraense! Abraços Mais um foca!

Analisem... e falem mais sobre o post "Santinha rogai por nossa imprensa esportiva"

3 comentários:

Anônimo disse...

Ei, meu ego é enorme, mas não tive motivação pessoal para me meter na conversa.. Apenas cheguei aqui pesquisando no Google por "acadêmicos de jornalismo"... Eu trabalho para alguns jornais de bairro em São Paulo e estamos sempre atrás de sangue novo... Não tenho procuração para defender os jornais citados, mas não pude deixar de me manifestar diante de tamanha aberração. É lógico que qualquer um tem direito de emitir sua opinião sobre qualquer coisa (assim como eu tenho o direito de emitir a minha), mas nem precisa tentar enxergar além do óbvio para deixar de achar chocante ver futuros jornalistas sem nenhuma noção de ética profissional. O texto de vocês é engraçado e pertinente, mas não poderia ser assinado por um blog de "acadêmicos de jornalismo"... Se realmente ensinam ética nas universidades, porque vocês não aprenderam? faltaram nestas aulas?E é claro que contém deboche... Citar "fórmula HUM", por exemplo, não é escárnio?

E vocês não entenderam: não precisam se empolgar, porque eu não superestimei ninguém: voracidade não quer dizer eficiência... está longe disto, aliás...

E outras:
Tem coisas que vocês alegam, que me sinto até constrangido em comentar, porque são coisas que não têm pé nem cabeça..
Por exemplo: que negócio é esse de "corporativismo entre os jornalistas para encobrir erros" ?? a realidade é totalmente inversa.. E se existe, como alguém que quer fazer parte de uma corporação pode ser contra o corporativismo que só existe para beneficiar a quem dela faz parte?...
E outra: "patrões passam a mão na cabeça de quem erra" ???? De que planeta vocês vieram??
"aceitamos suas palavras duras" ??? - se vocês acharam duras as minhas palavras, não iriam sobreviver nem ao primeiro dia de trabalho... ou então, iriam virar as "lavadeiras" da Redação...
E que demagogia é essa de "não vamos nos calar, blá, blá, blá, em prol da verdade, blá, blá, blá, queremos chamar atenção aos erros, blá, blá, respeito aos leitores, blá, blá..."

Será que vocês não entendem que nós estamos num MERCADO? E é o mercado que dita as regras.. Não é necessária a intermediação quixotesca e grotesca de um bando de sem-noção: se um leitor se sente desrespeitado, compra outro jornal... Se um patrão acha que os erros cometidos por um funcionário devem causar sua demissão, demite... Não vejo lógica nem utilidade na "cruzada pela verdade" anunciada por vocês..

E vocês querem fazer piada com o trabalho duro de pessoas honestas, querem brincar com o emprego de pais e mães de famílias (que trabalham no limite do estresse e do desgaste, da cobrança desumana, enfim, trabalham na corda bamba para garantir sustento às suas famílias), mas só querem escutar palavras gentis, em troca?? Só porque vocês são mimados em casa, não quer dizer que vão ser na rua... Mas se eu fui agressivo nas minhas respostas, desculpem, vocês não merecem, mas... Esta é a minha opinião!... Abraços e muita boa sorte para vocês na transição de "pedra para vidraça"...
(PS.: e vocês ainda não são focas, não... Se um outro de vocês faz um bico aqui ou acolá, não quer dizer nada, já que é com caráter coletivo que vocês se denominam "focas".. Mas, vocês sabem, não são as exceções que caracterizam uma regra, não é mesmo?)

Anônimo disse...

ei, rapazes... menos! Salvar o futuro do jornalismo paraense?????

Que isso, moçada. Vamos devagar com o andor. N.Sra. é de barro! hehehehe

Anônimo disse...

Tem muita coisa errada na imprensa paraense, a gente lê, deixa por isso mesmo, depois esquece. E se quem está lá dentro não faz nada meu amigo e a gente aqui de fora ainda finge que não vê... É daqui pra pior!